sexta-feira, 15 de maio de 2015

Segunda reunião do dia 08/05: Estatuto em discussão

Iniciada a 66ª Reunião Extraordinária, que tinha como pauta a Revisão do Estatuto, a Conselheira Márcia Oliveira propôs incluir inciso  no art. 5: III -Estimular   e apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica entre ensino, pesquisa e extensão na educação básica.
A Conselheira Elaine colocou a questão: como identificar as demandas da sociedade?
A conselheira Adriana propôs incluir o conhecimento científico e tecnológico no inciso V "- estimular e apoiar processos educativos que levem à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento cultural, socioeconômico e científico",  mas após argumentação do Reitor, de que o tecnológico está contido no científico, retirou. O Conselheiro William C. manteve, argumentando que fazemos  parte da rede federal de ensino.
A Conselheira Elaine defendeu o termo científico, posto que o tecnológico acaba reforçando o que não queremos reforçar. Entende que fomos equiparados mas nós não somos institutos federais. Prefere continuar equiparada a ser IF,inclusive em termos de  oferta de cursos que tradicionalmente oferecemos.Entende que a abrangência do termo científico dá conta da equiparação sem dar destaque ao que não nos interessa.
O Conselheiro William C. disse que só temos Conselho Superior, democratizamos mais a escola porque fazemos parte da rede federal. Disse que na reunião passada foi levantado o estandarte de fazer parte da rede federal. Tem o entendimento que faz parte da rede e que isso tem que estar contemplado.  
O Reitor disse que tudo isso está acontecendo também porque foi projeto da Reitoria.
O Conselheiro Carlos propôs trocar científico por do conhecimento em detrimento de científico.
O Conselheiro William C. propôs votar primeiro se modificava ou não. Permaneceu igual.
Em relação à revisão do Estatuto, o Conselheiro William C. questionou o método utilizado nesta reunião,  que ele entendeu ser de apresentação de emendas ao ler o texto .[Na verdade as emendas haviam sido apresentadas na reunião anterior.] 
A Conselheira Neila falou da necessidade de rever a dinâmica das discussões, que está muito lenta. Teremos muito a discutir após o Estatuto, com o Regimento.
A Conselheira Elaine falou que tinha concordância com o Conselheiro William de mudar o método, repensando no prazo para os conselheiros enviarem suas proposições. Propôs eleger um método que acelere esta discussão, para alavancar outros desdobramentos dentre eles o Regimento Geral. Propôs quanto ao inciso VI aprimorar e desenvolver métodos e técnicas de ensino.
O Conselheiro William C. disse que temos já 150 dias de mandato e já deu tempo para tomar pé do Estatuto. Disse que visitou várias unidades e ouviu as propostas dos servidores.
A Conselheira Adriana disse que  às vezes não conseguimos ler as atas e temos outras responsabilidades. Propôs mandar por e-mail as propostas.
 A Conselheira Elaine propôs modificar o inciso VI para "aprimorar e desenvolver métodos e técnicas de ensino".
O Reitor e a Conselheira Márcia propuseram:
cursos de formação continuada de profissionais  voltados para a  educação básica.
Cursos de pos-graduação lato senso.... terminando em especialista na área de educação.
Retirada do parágrafo único.
A Conselheira Márcia Oliveira propôs pararmos a discussão e debatermos o método.
Concluímos apenas o Capítulo II do Título I do Estatuto.
O Conselheiro William C. disse que os professores têm papel fundamental em sua vida , mas náo é professor [fazendo referência ao fato de o Reitor tê-lo chamado de professor].  Sugeriu a leitura do capítulo em casa e a apresentação das propostas de modificações do capítulo seguinte ao final da discussão de cada capítulo. Para o próximo, sugeriu envio por e-mail. 
O encaminhamento foi aprovado e a sessão, encerrada por volta de 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário