Às 10h30, o Reitor deu início à
65ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, leu a pauta e solicitou que, ao
iniciarmos os pontos de pauta sobre professor titular e sobre aposentadoria, o
Conselheiro Manoel iniciasse. Sobro o ponto Audiência pública, solicitou à
Conselheira Neila o início do debate.
Em seguida, solicitou ao diretor
do Sindscope, Luiz Sérgio, que desse informe, a pedido do Conselheiro Marcelo,
sobre paralisação no próximo dia 14. Luiz Sérgio informou que a paralisação do dia
14 é das Universidades Federais e que ao final do dia haverá manifestação da
qual representantes da escola participarão. Há um indicativo de paralisação
para nós, do CPII, apenas no dia 29 de
maio, contra o PL4330 e algumas medidas provisórias.
A Conselheira Neila solicitou
regime de urgência para o ponto de pauta sobre Audiência Pública, posto que se
tratava apenas da marcação de datas, solicitando inversão de pauta. Posta em
votação, venceu a inversão.
A Conselheira Eliana Myra pediu
questão de ordem, disse que gostaria de preservar como primeiro ponto a
aprovação do Relatório de Gestão. O presidente disse-lhe que a questão de ordem
não mais cabia, uma vez que já houvera a votação.
Passou-se, então, para a
aprovação da Ata da 61ª Sessão. Aprovada com 11 votos a favor, nenhum contra e
6 abstenções, após breve acréscimo feito na sessão e outros feitos por e-mail.
A conselheira Elaine destacou a
necessidade de termos o local apropriado para a realização das reuniões, uma
vez que o auditório da Propgpec não permite que se faça o círculo e dificulta a
identificação dos Conselheiros e da assistência. Houve dúvida sobre a quantidade de
presentes e a quantidade de votos. O presidente fez a conferência.
De repente, o conselheiro Marcelo
Rocha começou a gritar, dizendo que não admitia falarem dele, acusando as
Conselheiras Luciana e Cláudia de terem dito que ele não estava votando. Foram
alguns minutos de muita tensão.
O conselheiro William C. disse
que deve haver decoro e que estava havendo quebra de decoro. Solicitou
tranquilidade para tratar dos assuntos, apelando para que os questionamentos fossem
encaminhados à mesa e não conduzidos daquela forma.
Retomada a calma, passamos para a
Ata da 62ª Sessão Extraordinária e o conselheiro Manoel leu algumas linhas da
ata, solicitando correção na passagem que justificava o não envio no prazo do
Relatório de Gestão. Diferentemente do que constava em ata, o não envio do
Relatório aconteceu pelo descumprimento de uma Resolução do Conselho Superior
de 2014, quando se estabeleceu prazo mínimo para envio de material aos
Conselheiros.
A conselheira Elaine destacou que
o registro da parte da Sessão dedicada à apresentação do Relatório de Gestão,
com as dúvidas levantadas e com as discussões encaminhadas, não estava
devidamente realizado, pois aparecia apenas a menção à apresentação. Propôs
adiar a aprovação da ata, para que a secretária pudesse acrescentar o registro
solicitado.
A aprovação foi adiada.
O Reitor iniciou os informes
propondo uma moção de felicitação ao novo Reitor da UFRJ, Professor Roberto
Leher (!).
A conselheira Elaine apresentou
proposta de moção de apoio aos profissionais da Educação do Paraná.
As moções ficaram de ser aprovadas no final.
As moções ficaram de ser aprovadas no final.
A conselheira Adriana pediu
informações sobre atrasos no concurso de docentes, questionando quais os
problemas.
O Reitor solicitou à conselheira
Eliana Myra, Pró-Reitora de Ensino, que respondesse à Conselheira Adriana.
A Conselheira Eliana, Pró-Reitora
de Ensino, disse que o atraso se deve à
empresa contratada IDECAN e não aos professores das bancas e que o resultado
está pronto para sair a qualquer momento. Disse que é demorado e há prazos de
recursos. No entanto, esse atraso não está prejudicando as turmas, asseverou.
Afirmou que não há turma sem aula. Disse que o IDECAN solicitou todas as fichas
com a pontuação da prova de títulos, para verificarem possíveis casos de
desempate.
O Conselheiro Tarcísio perguntou
qual o prazo dado para o IDECAN fazer o anúncio do resultado e a Conselheira
Eliana disse que deve ser ao longo desta semana.
A conselheira Camila deu informe
de que um estudante procurou o corpo discente do Consup para falar sobre
dificuldades de acesso ao projeto de monitoria. A dificuldade, segundo relato
lido pela conselheira, se deve à obrigatoriedade de o estudante abrir conta em
banco. Segundo o relato, é necessário que se leve um documento da escola e
obter esse documento, nos setores da escola, estava muito difícil.
O Reitor solicitou à conselheira
Márcia, apesar de a monitoria ser chamada interna do PROEN, que esclarecesse. A
conselheira explicou que o aluno para receber a bolsa precisa ter conta
corrente e ser o titular desta conta. Explicou que, quando se trata de menor de
14 anos, o responsável entra também na conta, mas o titular é o aluno. No ano passado houve bolsa de iniciação
científica. A outra forma de pagamento seria a ordem bancária que, se não
retirada em 5 dias, volta para o Colégio. Disse que houve consulta aos bancos com
que o Colégio tem relacionamento. Disse que o BB tem o BB conta jovem que não tem
tarifa, desde que o aluno se apresente como bolsista. Disse que o Colégio não
tem outra forma de efetuar o pagamento.
O Conselheiro William C. assumiu
a mesa, com a saída do Reitor, que o solicitou fazê-lo, sugeriu seguir os
informes, abrindo o ponto numa próxima reunião.
A conselheira Elaine informou
que, para a divulgação das notas das provas de aula e das de títulos, não
haveria necessidade das fichas para decidir sobre eventuais empates, uma vez
que ainda haverá recursos à nota da prova de títulos e que o desempate só é
necessário para a publicação do resultado final. Entendia que o IDECAN, ao exigir essas fichas
antes da divulgação das referidas notas, foi além do necessário, atrasando mais
ainda o resultado. Avaliou que tal exigência está fora do que estava previsto
no cronograma. Enfim, avaliou a exigência da empresa como descabida. Aproveitou
para lembrar que em sessão do CONEPE já houve acordo sobre a necessidade de avaliação
dos concursos de alunos e de docentes, que experimentaram novos modelos tanto
no formato das provas, quanto na operacionalização, com a terceirização.
Reiterou a necessidade de se pautar o assunto no Conepe antes de se pensar nos
concursos deste ano. Segundo sua opinião, houve problemas em ambos os lados,
contratado e contratante.
A conselheira Cláudia disse que
solicitou novamente, em relação à discussão de seguro-saúde, o contrato, que
ficou de ser enviado há aproximadamente dois meses, mas ainda não o foi!
O Reitor disse que o contrato é
público e que qualquer pessoa tem acesso a essas informações. Depois solicitou
à Pró-reitora de Administração estabelecer contato com as Conselheiras.
Ao entrarmos no primeiro item de
pauta, a Conselheira Neila explicou que solicitou a inversão, porque se tratava
apenas de marcarmos as datas. Para a Audiência pública sobre pró-reitorias,
sugeriu o dia 27 de maio, das 11h às 13h, no Auditório Pinheiro Guimarães, com
dispensa dos servidores interessados.
Sobre a Audiência pública para
tratar da tramitação da lei propondo regulamentar a entrada de filhos de
servidores no CPII, com a adesão de deputados da bancada do Rio, o Conselheiro Tarcísio
lembrou que para mobilizar deputados federais tem que ser uma segunda ou
sexta-fera. Sugeriu consultar os que deram entrada no Projeto para depois
marcar a data, que seria 15 ou 19 de junho.
A conselheira Eliana Myra sugeriu o dia 3 de junho para a primeira em
função do afastamento do Reitor e de Pró-Reitores para evento fora do Rio,
organizado pelo Conif na semana do dia 27, e houve conciliação. A Audiência
Pública sobre Pró-Reitorias ficou para o dia 03 de junho.
O conselheiro Lucas solicitou informações
sobre o 3º Fórum Mundial de Educação Tecnológica em Recife, sobre o que foi
informado que a SETEC disponibilizou
verba para alunos e professores dos cursos técnicos. Haverá um stand do CPII, com trabalhos dos nossos
alunos.
No item “Relatório de Gestão”, o
Reitor convidou os senhores e senhoras responsáveis pela elaboração, para que
sentassem à mesa.
O Reitor saiu (em seguida retornou)e algumas questões
foram apontadas pela conselheira Neila, destacando o cumprimento da maior parte
das emendas aprovadas ao Relatório de Gestão de 2013 e colocando algumas
questões em relação ao documento de 2014. Destacou que o Relatório de Gestão, de acordo com uma concepção de gestão de fato democrática não é apenas uma peça burocrática para prestação de contas aos órgãos de controle, mas uma prestação de contas à sociedade. Abaixo as emendas aprovadas no Relatório de 2013 e os pontos destacados pela conselheira em relação ao Relatório de 2014. Havia outros pontos a abordar, mas parou em função do tempo. Sugeriu um maior envolvimento do Consup na discussão da gestão com a escola, planejando encontros durante o ano com a comunidade escolar para isso.
Foi solicitado o envio dos documentos que faltaram, como os
relatórios da Auditoria Interna.
A conselheira Luciana falou de vários pontos.
A Pró-Reitora Vera Medalha disse
que há duas questões, dois modelos de Relatórios. O formato do Relatório do TCU, esse que ela
nos apresenta e o outro, de divulgação interna, conforme resolução do Consup de
2014. Diz que precisamos conversar sobre o Relatório Interno e propôs a
formação de um grupo de trabalho para sua elaboração. Solicitou um grupo para
este ano ainda.
Quanto à dúvida do rol de responsáveis, apresentada pelo
Conselheiro Marcos, disse ser esta a orientação do TCU.
O conselheiro Marcos disse que não há hierarquia do Consup
em relação à administração da escola, o
que segundo ele, não possibilita aos conselheiros serem responsabilizados pela
gestão.
O Reitor disse que a
responsabilidade cível é de todos os que se apresentam ao Conselho. Disse que quem
contrata a banda escolhe a música.
Não havendo mais tempo para a discussão do Relatório de Gestão, em função do começo da reunião seguinte, para discussão do Estatuto, o Reitor voltou às moções.
Não havendo mais tempo para a discussão do Relatório de Gestão, em função do começo da reunião seguinte, para discussão do Estatuto, o Reitor voltou às moções.
Foi lida e aprovada a moção de apoio aos servidores em
greve do Paraná e a de felicitação ao Professor Roberto Leher ficou de ser
elaborada pela Conselheira Elaine, após solicitação do Reitor.
A Conselheira Elaine solicitou a inclusão das duas moções na página da escola,
com destaque.
Abaixo, a moção aprovada.
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