terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Reunião do dia 28/01


Iniciada às 14h20min, com 16 presentes, a quinta reunião do Conselho contou com a presença dos conselheiros titulares Marcelo Rocha, Miguel, Elizabeth, Leonardo, William, Marina, Marília, Luiz Merino, Maria Célia,  Lopes, Elaine, eu, Mônica e Professora Vera. Estavam os suplentes: Anna Cristina (do Pró-Reitor Gentil), Ana Céli (do Professor José Mauro). Chegaram logo após os membros efetivos Andréa, Marcelo Pacheco e José Dias, somando 19 presentes.
William solicitou que fossem informados para todos do Conselho os motivos das faltas de alguns conselheiros, que estão faltando sem informar justificativa. Leonardo reafirmou a importância da justificativa. Há suplentes participando mais que titulares, há algum tempo.
A Professora Vera Maria relatou algumas justificativas recebidas e passou a palavra à Pró-Reitora Vera Medalha para que informasse sobre o e-mail institucional (todos os membros do conselho terão, enquanto durar o mandato) e sobre o link na página do Conselho, com áudios das reuniões (acessíveis por senha apenas aos membros do Conselho). A conselheira Mônica perguntou se poderia fazer uma página ou blog para divulgar as discussões do Conselho, ao que obteve a resposta da Pró-Reitora que esta seria uma iniciativa pessoal, não podendo ser de responsabilidade da instituição. O conselheiro Leonardo solicitou que fosse disponibilizada na internet, na página do Conselho, a versão atualizada do regimento até agora.
Passando ao regimento, discutimos as competências do Conselho Superior, a partir dos muitos destaques feitos na última reunião. Discutimos, ainda, as competências dos conselheiros, tendo encerrado o Capítulo II (das atribuições).
As questões apresentadas e debatidas giraram em torno do papel que deve ter o Conselho, havendo uma clara disputa entre duas concepções: uma que defende o Conselho como de fato órgão máximo do Colégio e outra que percebe a reitoria como tendo maior poder.
Questões importantes, como a possibilidade de audiências públicas, a deliberação sobre taxas cobradas na escola e recursos ao Conselho, foram aprovadas, reafirmando o papel que defendemos para este órgão, como o maior da escola.
A conselheira Claúdia defendeu a necessidade de criarem-se meios para regulamentar a participação do suplente no Conselho. Faremos esta discussão.
Para a próxima reunião, solicitei informações sobre o concurso, ainda não divulgadas pela reitoria no Conselho.
A reunião terminou às 18h10min.
Começaremos as discussões sobre as sessões do Conselho (capítulo III do Regimento Interno), na reunião que acontecerá de 9 às 13h, hoje,  no Auditório Pinheiro Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário