A reunião começou por volta de 9h30min (estava marcada para 9h). Estavam todos presentes, exceto o professor José Mauro, devidamente substituído por sua suplente, professora Ana Céli.
Houve uma grande discussão, que durou perto de 1h, para decidirmos se a
reunião seria aberta ou não. A reitora defendeu que não, porque
havia negado solicitações feitas por algumas pessoas (Flávio e outro) com o
argumento de que somente o Conselho poderia decidir e que a primeira reunião
discutiria isso. Votamos pela abertura e vencemos. Houve um questionamento, porque
alguns conselheiros disseram que votaram pensando apenas nos suplentes. Votamos novamente se
seria aberta somente para suplentes ou para todos. Foi aberta para todos. Vencemos
novamente.
William apresentou a proposta de inserção de pontos de pauta para logo após
a aprovação do regimento interno:processo eleitoral e homologação do calendário
de reposição. Votamos e conseguimos isso.
Elaine apresentou a proposta de debatermos também o orçamento e o Projeto Político-pedagógico.
Entendemos que esta discussão acontecerá, priorizando-se as aprovadas
anteriormente.
Marcelo Pacheco (responsável) apresentou a proposta de discutirmos como
preencher as vagas de suplente não preenchidas no processo eleitoral que
tivemos. Ficamos de incluir no Regimento, na parte das disposições
transitórias.
Marília(estudante) e o grupo de estudantes apresentaram a necessidade de discutirmos o calendário do
3º ano. Ficou para o fim da reunião.
Por volta de 10h30min, começamos a discussão do Regimento Interno do
Conselho. A Reitora apresentou a proposta de que uma comissão se reunisse,
preparasse uma proposta e em uma ou duas semanas apresentasse ao Conselho, propondo
encerrar a reunião às 11h30min. A Professora listou, após consulta a outros
regimentos, pontos, ítens que constam dos regimentos e apresentou ao
grupo.
Claro que muitos discordamos disso,pois o Conselho já é um pequeno grupo,
que tinha como único ponto de pauta discutir seu regimento.
William levou uma proposta, com cópia para todos, de regimento interno
baseado no do IFRS, discutido por alguns membros do CONSUP (eu não pude
participar dessa discussão).
Houve uma fala do Diretor do Centro, Professor Flávio, de estranhamento frente à
proposta apresentada, de usar como base um outro documento legal, que para ele se
assemelhava a como foi elaborado o estatuto, tão criticado por muitos
(NÓS!).
Claro que muitos de nós respondemos (William, Elaine, Leonardo e eu), marcando a
diferença dos processos.
Marta e Mônica (responsáveis) também questionaram o aligeiramento dos
trabalhos, segundo elas.
Reiteramos que a discussão aconteceria ali, com todos, e que discutiríamos
todos os pontos necessários.
Começamos a discussão do regimento e fomos até o capítulo 1.
Discutimos, ao final, a mudança no calendário do 3º ano feita pelos Diretores do Ensino Médio, por conta da necessidade de os alunos terminarem
antes para participar do SISU.
Após importante fala de Elaine, a reitora marcou uma nova reunião com
chefes de departamento e diretores juntos para discutirem a questão. Diante da
urgência, concordamos.(A mudança anterior havia sido decidida pela Direção de Ensino apenas com as Direções de Ensino Médio.)
Solicitei que a reitora trouxesse para a próxima reunião informações sobre
CONCURSO e reafirmei a proposta apresentada por outro colega de termos uma lista
de contatos entre os conselheiros.
Terminamos a reunião por volta de 14h e agendamos duas para a próxima
semana(16 e 17) e uma para o dia 21/1.
Foi uma reunião extensa, não tão produtiva quanto esperávamos, mas começamos! A organização dos trabalhos não contribuiu.
Manteremos o foco e a firmeza nos princípios defendidos, para que elaboremos logo o Regimento Interno e possamos atuar com celeridade em todas as questões caras à Comunidade Escolar.
Muito boa essa ideia de criar um blog para acompanharmos as discussões do ConSUP/CPII.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!
Vou ler a proposta de regimento interno com calma para ver se posso dar mais alguma sugestão.
Quero acreditar que daqui há pouco tempo, este "bloguizinho" vai estar cheio de informações, fotos, músicas, textos, depoimentos, registrando o processo de construção de uma escola democrática - um CPII democrático!
Beijos a todos!