domingo, 27 de janeiro de 2013

A lamentável reunião do dia 21/01


Às 17h20min teve início a quarta reunião do Conselho, contando com 19 pessoas. A maior parte dos membros efetivos se encontrava presente, estando representada por suplente a Diretora Maria Célia, de ENI( substituída pela Diretora Maria Fátima, do Campus TI). Ausentes sem suplência, ao final da reunião, estavam: a responsável  Mônica Lucena, o responsável  Marcelo Pacheco e o Professor José Mauro.
Foram distribuídas cópias em áudio das 3 primeiras reuniões e a proposta de regimento como está até agora.
A Professora Vera lembrou do Calendário de Reuniões e dos pontos a serem incluídos ao final da aprovação do regimento.
O Conselheiro Miguel propôs que fossem marcados 3 minutos para cada fala e que na segunda fala, por tema, fossem fechadas as inscrições. William defendeu a proposta.
Houve manifestações de Marta, Andréa, Marcelo Rocha, minha, de Anna Cristina, José Dias, Elizabeth Dutra,  Professora Vera  e William, que propôs que fosse  encaminhada a votação.  Por 10 a 9 foi aprovada a proposta de limitarem-se as inscrições na 3ª fala com nova avaliação ao final dos inscritos.
Professora Vera disse ter recebido uma carta solicitando rever a inscrição da responsável Cláudia, na eleição para o Conselho, para o campus SCI, o que possibilitaria, segundo a responsável(que é conselheira suplente), resolver o problema de falta de suplente para o segmento. Houve falas de Elaine, William, Anna Cristina, Andréa, Carlos e Professora Vera  sobre como funciona a renovação de matrícula e defendendo diferentes posições a respeito.
William propôs que uma fala fosse dada à mãe para que esclarecesse a proposta.
Após falas das conselheiras Maria Fátima e Anna Cristina, a Professora Vera disse que não abriria este ponto. William se manifestou, ao que Carlos(responsável) respondeu . Houve muita tensão. Elaine solicitou que se colocasse em votação a proposta de William. O Diretor Miguel pediu delicadeza ao Conselheiro Carlos.   Elaine, Leonardo e eu nos manifestamos: muitas falas cobrando posicionamento da mesa no encaminhamento das propostas do plenário. A discussão foi arrastada até perto de 19 h e não foi colocada em votação a proposta do Conselheiro William, mantida  por Luiz Merino e por mim. O que foi colocado em votação foi se os membros estavam esclarecidos a respeito do caso. Com alguns votos contrários (o meu e de Elaine inclusive) e algumas abstenções (William, Luiz e Leonardo, que declararam voto), a presidente do Conselho aprovou que estávamos esclarecidos e partiu para a discussão de Regimento.
Foi lamentável o que aconteceu neste caso, com o desrespeito a uma proposta de um conselheiro eleito, depois defendida por outros. Um grave equívoco, para dizer o mínimo, na condução dos trabalhos. Este fato não foi minimizado pelos que desejam a real mudança na gestão da escola. Entendo, por minha parte, que o tema em discussão voltará a ser tratado (o da ausência de suplentes), conforme acordado na primeira reunião, quando discutirmos as disposições transitórias do Regimento Interno, daí o fato de não acirrar a discussão por  agora. Precisamos que o Conselho conclua seu regimento, para que possa atuar de fato.
Reiniciada a discussão do regimento, foi solicitado que levássemos propostas de atribuições dos conselheiros para a próxima reunião.
Houve discussão sobre o secretário do Conselho e suas atribuições, com várias questões levantadas, como, por exemplo, quem assinaria as atas das reuniões, pela conselheira Anna Cristina.
Terminamos a discussão do Capítulo 1 e iniciamos a do 2.
Solicitei, ao final, que informações sobre o Concurso fossem dadas na próxima reunião, conforme já havia solicitado antes, para nos posicionarmos a respeito. A Professora Vera disse que iria a Brasília esta semana e traria notícias para a próxima reunião.
As próximas reuniões acontecerão: dia 28, às 14h, dia 29, às 9 e dia 04/02 às 17h, abertas à participação, na Sala Pinheiro Guimarães.

3 comentários:

  1. Neila, a Cláudia já é suplente do Campus SCI, porém sua filha já esta matriculada no Campus II, o recurso foi impetrado desde o inicio para alterar a representação dele como suplente do Campus II que não tem representação e automaticamente a minha candidatura de suplente do Campus SCI seria homologada e eu seria a 3º suplente, porque tive um número maior de votos que o responsável Waldemar. Muito simples, e realmente lamentável a posição dos pais conselheiros que não defenderam uma posição que beneficiária os pais, completando a suplência. Pode constar lamentavelmente em suas posições. No seu texto você menciona que a Cláudia entrou com recurso para o Campus SCI, e não é. Abraços, Luciana Zanetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, não houve desacordo entre nossos entendimentos. O que disse era que a proposta era de rever a inscrição para o campus SCI, não de solicitar para este campus.

      Excluir