domingo, 13 de outubro de 2013

Reunião de 08/10

Estavam presentes Jesen Baptista (suplente de Leonardo Brito), Luiz Merino, Elaine Barbosa, Elizabeth Dutra, Marcelo Pacheco, Marta Castilho, Mônica Lucena, Antônio Dias, Rosânia Virgínio (suplente de Andréa Bandeira), Flávio Norte, Gentil Machado, Maria Célia Ferreira, José Mauro Oliveira, eu , William Carvalho , Marcelo Rocha  e Miguel Villardi, além do reitor Oscar Halac
O Conselho aprovou a moção de apoio aos educadores das redes municipal e estadual em greve e de repúdio aos atos do governo estadual e municipal durante o movimento, que eu havia proposto na última reunião e que obteve resistência por parte dos Conselheiros José Mauro e  Miguel (disseram haver pouco conselheiros). A moção está disponível na página do Colégio, apesar de seu texto precisar ainda ser revisado. Falta  indicar a quem é o apoio... Houve problemas na parte da secretaria, ao digitar mudanças aprovadas no texto... Está aqui: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2013/out/mocao.pdf
Aprovamos as regras eleitorais, posto que na última reunião, que discutiu longamente o assunto, não tínhamos quórum no momento da votação. Os que não estavam presentes puderam ler as regras antes da aprovação.
Com isso, passamos a discussão de assuntos gerais, quando indicamos pontos que necessitam ser apreciados e pautados pelo Conselho.
Elaine levantou novamente a necessidade de o CONSUP aprovar a divisão  do departamento de Neolatinas em Francês e Espanhol, para o quê se faz necessário que o parecer aprovado no CONEPE seja encaminhado ao CONSUP. Este assunto precisa ser pautado.
William questionou a participação de Anna Cristina no GT sobre CPPD, posto que ela não está mais representando o Conselho de Dirigentes: perdeu seu mandato quando saiu da Pró-Reitoria.
Oscar informou que ela foi a primeira Pró-Reitora a entregar o cargo, após a publicação da nomeação do novo reitor.
Levantei a necessidade de revisão da composição CONSUP, posto que, além da mudança na reitoria e nas pró-reitorias, vários estudantes têm faltado. Na última reunião não havia estudantes. Tomei conhecimento de que a aluna Marília,  por ter mudado de campus, entende que não participa mais do CONSUP. Recoloquei a necessidade de eleição para a CPPD e de organizarmos a revisão do PPP. Solicitei informações sobre a contratação de motoristas para os ônibus do Colégio e sobre a implantação do sistema wifi nos campi.
Elaine sugeriu que sejam revistos os mandatos dos conselheiros, como o do conselheiro representante do mec, que não justifica suas ausências. Propôs, ainda, que a eleição para a cppd aconteça junto à dos novos membros do CONSUP.
O reitor informou que o CODIR deverá se reunir para escolher os novos representantes, que encaminhará a questão dos conselheiros que estão faltando e que trará informações sobre a implantação do sistema wifi.
Elaine sugeriu que o grupo de trabalho sobre CPPD fique com 4 membros, deixando de contar apenas com a presença de Anna Cristina, o que foi aprovado pelo grupo.
Gentil relatou que começou um processo licitatório em abril, em relação aos transportes no Colégio, que só foi finalizado em setembro. São 8 ônibus na frota, 7 amarelos e 1 de turismo. Vão contratar 16 motoristas. Pode-se contratar 25% além do previsto no edital.
William levantou novamente a alteração do estatuto, que considera aliada à questão apontada por Elaine, de o Consup analisar o parecer do CONEPE desmembrando o departamento de neolatinas. Pautou também a discussão dos filhos e netos, sugerindo a criação de um grupo de trabalho. O reitor havia acatado , mas voltou atrás, dizendo que depende de uma ação política que se conclui num mandato parlamentar. Disse que podemos acionar os parlamentares para o pleito e que não podemos deliberar sobre isso no Conselho.
Beth lembrou da carta da conselheira Luciana Zanetti sobre cargos que estarão no concurso para técnicos, com equívocos em suas características.
Elaine lembrou que o estatuto precisa ser modificado também por uma demanda da nova reitoria, que pretende juntar pró-reitorias (de pós-graduação e de cultura) que no Estatuto figuram separadas.
Quanto ao PPP, Oscar disse que quer ouvir a adcpii, o  sindscope e os grêmios sobre isso e também quanto ao regimento, de modo que sejam feitos dentro de prazos plausíveis e acordados com toda a comunidade.
Oscar propôs que na próxima reunião constituamos grupos de trabalho para discutir a questão de filhos e netos e a destituição de conselheiros.
Disse existir o plano de, havendo sobra no orçamento, começar a adquirir equipamentos de datashow para instalação nas salas de aula,  conforme sugerido em reunião anterior com o sindscope.
José Mauro acrescentou sugestões de temas a serem pautados: o Projeto Pedagógico Institucional (antigo PPP) e a grade horária de Educação Física. Perguntou sobre a posse de Balod, quando será. Solicitou pautar este assunto no CONEPE também.
Estava prevista para 09 ou 10/10 a portaria de posse a Balod, segundo disse Oscar, que ainda concordou com a pertinência da discussão da grade. Disse haver a necessidade de discussão de vários pontos com as associações de classe e os alunos, depois com os chefes de departamento e por último com o CODIR.  Disse haver verba para os LABORATÓRIOS, que precisa ser utilizada. Disse a Elaine que considera 5 tempos de Língua Portuguesa pouco, apesar de ter ouvido que eram muito.
Mônica disse que, nas intenções de encontro com entidades representativas, sentiu falta do segmento dos pais e gostaria também de participar de conversas com o reitor. Lembrou da necessidade de normas discentes, sobre as quais já tem esboço de alguns pontos. Disse haver um documento dos pais de um campus tratando de assunto importantíssimo: as aulas de recuperação.
Oscar disse reconhecer a participação dos pais no CONSUP, mas não reconhece a existência da associação de pais que não está constituída juridicamente. Descartou a participação dos pais, que precisam lutar por espaço!
Elaine retomou a discussão proposta por José Mauro, sobre a grade e sugeriu que fossem retomadas várias propostas debatidas quando da última vez em que o assunto foi pautado (ainda não havia CONSUP). Lembrou que a implementação do horário integral redundaria em diminuição de vagas, mas que a própria equipe de Lp propôs a utilização de um dia de horário integral, sem a discriminação de disciplinas que seriam mais ou menos importantes para turno e contraturno.
Beth fez uma colocação sobre a consulta às entidades e citou o SESOP, perguntando se a reitoria pretendia fazer uma reunião de servidores do sesop. Oscar disse que os caminhos do SESOP não são traçados pela sua chefia e declarou que o futuro chefe será bem mais novo em idade,  mas sensível à necessidade de “alinhamento” dos professores e so setor. Será Carlos Turque.

A reunião foi encerrada por volta de 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário