quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Eleições para o Consup precisam entrar em pauta

 Pela primeira vez, na Reunião em que foi formado o Grupo de Trabalho que iniciaria o processo de eleição para o Conselho Superior, houve a escolha de uma coordenação ou "presidência"  para um GT do Conselho. Foi o conselheiro Marcelo Rocha quem aceitou ocupar este lugar. Isso aconteceu na Reunião do dia 08 de agosto.
Não tendo convocado nenhuma reunião desde esta data, o conselheiro, no dia 16 de setembro, se afastou definitivamente do lugar que ocupava, por questões de ordem pessoal, enviando mensagem para a lista dos conselheiros. Propôs, ainda, que o conselheiro Flávio Balod, fosse substituído no GT, já que não faz mais parte do Conselho Superior , pois deixou de ser Pró-Reitor de Ensino  e atualmente é Diretor de Relações Internacionais.
No dias de ontem e de hoje, a Secretária do Conselho enviou duas mensagens solicitando: indicação de novo nome para compor o GT, devido à saída de Flávio Balod; substituição de Marcelo Rocha na "presidência" do grupo; e submetendo o nome de Flávio Nehrer, que se dispôs a compor o GT, à aprovação via e-mail.
Alguns conselheiros se manifestaram.
Abaixo as mensagens enviadas pelas autoras deste blog:

"Prezada Leda, Prezados colegas Conselheiros,

Lamento muito que o Conselheiro Marcelo tenha declinado do compromisso, já que não foi um "convite", e que o tenha feito quando já não temos mais tempo de convocar outra Sessão para recompor a presidência do GT. Lamento que estejamos tão atrasados no processo eleitoral, cujo prazo para ser deflagrado é o dia 20/09, sábado próximo. Na verdade, ficamos aguardando uma reunião, que teria que ter sido convocada pelo presidente do GT a tempo de termos uma sessão extraordinária antes do dia 20.
Enfim, estou muito preocupada e não vejo como resolver esse problema por e-mail!
Atenciosamente,
Elaine."


"Cara Leda, caros Conselheiros,

Lamento profundamente que o Conselheiro Marcelo Rocha tenha deixado o Grupo de Trabalho que organizará o início do processo de eleição para o Consup antes mesmo de chamar uma reunião ou propor estratégias de trabalho, já que aceitou a coordenação do grupo (coordenação que pela primeira vez foi escolhida para um GT do Conselho). 

Muitos (das comunidades interna e externa) podem estranhar o fato de o Diretor de Articulação Institucional, diretamente subordinado ao Reitor, não dispor de tempo para deflagrar a eleição do  órgão máximo da Instituição... 

Concordo com os conselheiros que avaliam que a recomposição do GT não pode ser deliberada por e-mail, assim como nenhum outro assunto pode.

Estranho, ainda, que uma reunião do Conselho não tenha sido convocada para resolver este assunto, assim como diversos outros ainda pendentes em nossa extensa pauta: aprovação de um número enorme de atas (aprovamos pouquíssimas do fim de 2013 até hoje),andamento dado aos adendos ao Relatório de Gestão, encaminhamentos quanto ao Projeto de Lei de vagas para filhos de servidores, além de outras questões que se apresentam como urgentes atualmente, como a definição das regras para o Banco Interno de Avaliadores do RSC, assunto que muito interessa aos docentes, e o planejamento da Instituição para 2015 (estamos já na segunda metade de setembro). 

Aguardo, assim como muitos devem estar fazendo agora, o posicionamento da Reitoria a respeito destes assuntos.

Atenciosamente,
Neila Monteiro Espindola"

Nenhum comentário:

Postar um comentário