segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Reunião de 11/09/13: PAIS E ALUNOS VOTANDO!

Iniciada às 17h45min, a 20ª reunião extraordinária do Conselho contou com a presença dos conselheiros Márcio Celestino, Marta Castilho, William Carvalho, Leonardo Brito, Ana Céli de Souza, Valdemar Moreira, Andréa Ribeiro, Flávio Norte, José Dias, Antônio Lopes, Luiz Merino, Elizabeth Dutra, eu, Flávio Balod, Gentil Machado e Professora Vera Maria Rodrigues.
Professora Vera justificou ausência de alguns conselheiros.  Informou da missa de 30 dias de falecimento do Professor Choeri e que José Dias receberia a medalha Tiradentes por iniciativa da deputada Aspásia Camargo.
A reunião tinha como pontos de pauta a aprovação de atas de reuniões anteriores (que solicitei serem adiadas), a discussão sobre o parecer da Procuradoria do Colégio que negava a aceitação de títulos do Mercosul para os técnicos, a apreciação do orçamento para 2014, o calendário para 2014 e a decisão sobre a participação de pais e alunos no processo eleitoral para escolha de diretores dos campi.
Diante da quantidade de pontos, decidimos por discutir apenas o orçamento, o calendário e as eleições para direções dos campi.
Gentil passou a explicar a proposta orçamentária para 2014. Começou falando que o Pedro II, sendo equiparado aos Institutos Federais, participa do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Disse que ele participa do FORPLAN no CONIF. No FORPLAN (Fórum de Planejamento e Administração) há comissões que tratam de diversos assuntos e ele passou a participar da comissão do orçamento.  Afirmou que Pedro II não faz parte da matriz, que tem característica diferente por conta das idades dos alunos do CPII. Nosso alunos, de ensino básico, Por determinação do Secretário da SETEC, não entrou o CPII na matriz, porque não daria tempo. Talvez entre na proposta de 2014 para 2015. Um aluno nosso corresponde a 2,5 alunos do ensino médio. Há necessidade se se realizarem estudos sobre o peso de nossos alunos para garantir estes parâmetros, para a criação da matriz do CPII. Disse que vai para as reuniões como ´olheiro”: verifica o que fazem e solicita para o CPII.
A proposta do Conif é sempre discutida com Paim. Este ano ainda não, tendo sido recebido pelo Professor Vagner sobre as demandas do CPII, seguindo a matriz do CONIF. Disse que a negociação este ano foi apertada.
A Assistência Estudantil foi incluída e disse que será boa para a instituição. Acréscimo grande, comparando à matriz da Universidade. Aumento de 43%. Sugeriu fazer comissões para ver como o CP2 vai gastar. No âmbito dos Institutos já fizeram um grupo de trabalho.
Algumas outras informações apresentadas por Gentil:
Base de cálculo – orçamento de 2013 mais IPCAM(Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Campus Niterói -  os 10 milhões são para esta obra
Houve acréscimo de alunos em 2014 (240)  -  1.152 milhão
Expansão e reforma do CPII -  18milhões seriam para construir o pró-infância
Matriz OCC -  luz, gastos, tudo que não seja pessoal – gasto operacional
Diante da defesa da atual reitoria, de que o orçamento já teria sido aprovado pelo CODIR (Conselho de Diretores) e que caberia ao CONSUP uma apreciação do mesmo, iniciamos uma discussão sobre as atribuições de cada Conselho, reafirmando enfaticamente, principalmente por minha fala, de William e de Leonardo, a representatividade, as atribuições e o fato de o CONSUP ser o órgão máximo do Colégio. Enfatizei o fato de termos sido, no CONSUP, TODOS eleitos por nossos pares e representarmos os diferentes segmentos da comunidade escolar. Indiquei que necessitávamos de mais tempo para apreciar a proposta junto a nossos segmentos e que também deveríamos pautar a descentralização da gestão do orçamento pelos diferentes campi.
Miguel disse que devemos ter cuidado com a divisão de verbas sem termos funcionários, Defende que tenhamos, mas acredita que só em 2015 isso seria possível.
Valdemar ofereceu sua vivência na Petrobrás, sobre a aprovação de planos anuais. O que Gentil falou é simplesmente apreciarmos os valores apresentados e saberemos se vai valer mesmo. Disse, ainda, que gostaria de saber quantos são os servidores do CP2 e quantos são os alunos, para melhor opinar.
Beth disse que dá trabalho gerir e que Gentil faz isso há 30 anos. Ele corrigiu: há 40 anos.
Leonardo parabenizou o conselho no sentido de se reafirmar sempre seu caráter político. Parabenizou o Conselheiro Gentil por sua capacidade didática de apresentar o orçamento. Disse da questão política e não técnica. Se sente desrespeitado em pensar em acreditar que este Conselho não tenha o papel de apreciar o orçamento.
Andréa reforçou a preocupação de Miguel, mas disse que já existe uma expectativa nos campi para descentralização do orçamento, mas fica preocupada com a falta de pessoal do Colégio para isso. Disse que isso demandará um tempo.
Miguel disse que o CODIR tem representatividade porque a maioria dos diretores foi eleita. Disse que como candidato já tem a pessoa que quer seu diretor administrativo. Precisamos começar a nos arrumar para a descentralização, tirar o CNPJ. Nós, como primeiro Conselho Superior, temos uma enorme dificuldade em determinados assuntos.
Luiz Parabenizou Gentil por sua maneira didática de apresentar a proposta, mas ressaltou a falta de planejamento do Colégio, percebida na equiparação aos Institutos Federais. Precisamos reforçar o planejamento para que não haja erros como aconteceram na nossa equiparação.
Valdemar defendeu que o orçamento tem que ter o custeio razoável e o investimento com bastante preocupação.
Gentil disse que a proposta já havia sido encaminhada, pois o sistema teria sido aberto de 31/07 a 04/08 para tal.
William defendeu que, tendo sido a proposta já enviada, aprovássemos e depois discutíssemos internamente a distribuição do orçamento de fato liberado.
Defendi que não poderíamos aprovar o orçamento com tão incipiente discussão junto aos nossos pares e com tão pouco tempo tendo sido disponibilizado para isso. Lembrei da importância de opinarmos antes de a proposta ser encaminhada, sugerindo prioridades na elaboração do orçamento, o que não havia sido feito.
Houve a votação e com 11 votos a favor e 3 abstenções (minha, Elizabeth e Flávio Balod), foi aprovada a proposta orçamentária. Deixei de me posicionar contrariamente, para reafirmar, declarando o voto, o que havia dito antes.
Leonardo propôs a formação de uma comissão do Conselho para discutir o orçamento, estudando e elaborando propostas. Comporão a comissão: Marta, eu, William e Valdemar. Uma quinta pessoa será escolhida na próxima reunião.
Passamos ao ponto de discussão do calendário e, após a reitoria apresentar o calendário (APENAS DE FÉRIAS) aprovado no CODIR, com períodos idênticos  aos das propostas apresentadas neste blog, defendi o período de férias de 23/6 a 07/7, por ser o período que concentra mais jogos da copa da Fifa e por considerar que, fosse outro o período de férias, o calendário de dias efetivos de aula para o primeiro segmento do ensino fundamental ficaria muito prejudicado, pois estes dias teriam de ser recesso.
William defendeu o período de férias de 28/6 a 12/7, por ser o período mais próximo às férias habituais. Disse ter uma proposta de calendário que envolvia outras questões e que aprovar as férias em separado seria problemático. Disse não admitir ser acusado de querer prejudicar determinado segmento por conta da votação apenas do período de férias.
Na votação, por 7 votos contra 3 e uma abstenção, foi aprovado o calendário de férias de 23/6 a 07/7.
Iniciamos a discussão sobre a participação dos pais e a ampliação da participação dos alunos no processo eleitoral para direções dos campi.
Eu e Marta defendemos o voto dos estudantes a partir do 6º ano e William e Andréa defenderam a partir do 8º.  Neste momento não havia estudantes no Conselho. Por 8 votos a 3, foi aprovada a participação dos estudantes no processo a partir do 8º ano. Os pais serão seus representantes até o 7º ano, portanto.
Elaboramos um calendário para permitir a entrada dos responsáveis e alunos de 8º e 9º anos na Comissão Eleitoral (estes últimos, se maiores de 16 anos).

Às 21h50min, foi encerrada a reunião. A próxima será no dia 18, quarta, às 14h, com os pontos de pauta pendentes desta reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário