segunda-feira, 4 de março de 2013

Reunião do dia 27/02/13: restabelecendo atribuições do Conselho, resguardando a representação!



Iniciada às 9h35min, com 17 presentes, a oitava reunião extraordinária do Conselho contou com a presença dos conselheiros titulares Miguel, William, José Mauro, Elizabeth, Luiz Merino, Marina, Andréa, Maria Célia, Elaine, eu, Marta, Carlos e Professora Vera e dos suplentes Márcio (suplente de Marcelo Rocha), Anna Cristina (do Pró-Reitor Gentil), Roberto (suplente de José Dias) e Daisy (suplente de Flávio Norte).  Ausentes sem suplência estavam o reitor do IFRJ, Fernando Gusmão, e os responsável Marcelo Pacheco.
Professora Vera informou das ausências justificadas e da senha de acesso aos áudios. Falou sobre a proposta de ata. A ata da 1ª reunião ordinária será enviada hoje por e-mail e aprovada amanhã. Colocou a dificuldade de elaborar a ata detalhada. Sobre a colocação de áudio na internet, solicitou a aprovação do Conselho para tal, o que foi aprovado. Disse haver um problema técnico, não cabendo  muitos arquivos de áudio na página. Eles teriam que ficar disponíveis  por algum tempo. Esta restrição é só para os áudios. As atas que ficarão escritas poderão ficar na página. Ficou acordado que os áudios ficarão até sexta-feira,dia 8 de março e, a partir daí, haverá atualização semanal.
Professora Vera leu a pauta. William pediu inclusão de ponto de pauta sobre o calendário.
A área jurídica da instituição, segundo defesa da reitora, entende que o artigo 10, inciso IV do Estatuto do CPII  seria a única citação ao calendário, sendo o Colégio de Dirigentes quem  opina sobre calendário. Defendeu, novamente, o Colégio de Dirigentes enquanto órgão consultivo para decisão da reitoria. William e Elaine sugeriram que fosse votada a inclusão na pauta e só depois se fizesse a discussão.
Carlos defendeu que o ponto não fosse incluído em pauta, porque não seria atribuição do Consup. Disse que o que foi discutido na penúltima reunião não teria sido mudança político-pedagógica. Matéria de férias, para ele, é ato vinculado à reitoria.

Anna Cristina se manifestou contrariamente à inclusão do ponto na pauta. Calendário não é matéria de projeto político-pedagógico, segundo a Conselheira.

Houve tensão entre alguns conselheiros, com manifestações acaloradas.

William falou do decoro, que deve ser mantido pela reitoria na organização dos trabalhos e  sobre a desqualificação que tem sido feita do Conselho Superior em algumas Reuniões do Colégio, como ocorreu em Reunião de Pais em Realengo. Indicou a necessidade, caso isso continue, de uma Comissão de Ética para apurar tais fatos.

Leonardo propôs a revisão do Estatuto, a fim de garantir mudanças importantes e necessárias à escola, como a definição desta atribuição para o Consup. Lembrou que o MEC divulgou a necessidade de aprovação do calendário de reposição pelos Conselhos Superiores dos Institutos Federais e que decisão diferente estaria sendo contra indicações do Ministério.
Marta disse ser contrária à inclusão deste ponto de pauta, se sentindo indignada com a condução dos trabalhos.
Houve, enfim, a votação e, por 10 votos a 8,  foi incluído o ponto de pauta, às 10h50min.
A Conselheira Marta solicitou a discussão das datas das próximas reuniões, o que ficou para o fim da reunião.
Discutimos alguns artigos do Regimento Interno e, após manifestações de muitos conselheiros favoráveis e contrários à homologação do calendário como uma atribuição do CONSUP, votamos e aprovamos por ampla maioria a competência do Conselho Superior para homologar o calendário letivo do Colégio.
Vitória do órgão colegiado! Vitória da participação!
O calendário elaborado pelos dirigentes foi aprovado, após a indicação da necessidade de os Campi I garantirem o planejamento e a Reunião de Colegiado do 1º segmento. Houve a sugestão por parte da reitoria de que esta deve acontecer num sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário