quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Conselho revê calendário de reposição 2012: vitória da igualdade!


Obtivemos mais uma vitória dia 04/02 no CONSUP: o tratamento será igual para todos os servidores! O Carnaval foi recesso para todos! As férias para os servidores dos Campi I que fizeram greve serão de 18/02 a 04/03. Nos campi II e III será acrescida uma semana de férias.

A proposta defendida muito bem pelos Conselheiros Elaine e William não chegou nem mesmo a ser votada. Mesmo havendo clara discordância de posições, a reitora Vera disse haver consenso. Conselheiros que haviam se posicionado contra a proposta não  se manifestaram.

Os docentes dos campi I se fizeram presentes: estavam Teresa Ventura, Regininha, Michele, Rose Barbeito, Flávia e Luiza. A diretora de Realengo I também compareceu.

Não pude estar presente, pois participava de uma formação fora da cidade do Rio de Janeiro, mas mandei meu posicionamento, que foi lido pela Conselheira Elaine, defendendo que as férias fossem adiadas e que o Colegiado de 1ºsegmento elaborasse uma nova  proposta de calendário no dia seguinte (05/02).

Foi um importante marco na história das reposições de greve em nosso Colégio! Por reposições que garantam a continuidade do processo pedagógico! Pela não punição aos servidores que fazem greve! Pela não punição aos estudantes afetados pela greve!

Contribuição da companheira Teresa Ventura, da ADCPII.

2 comentários:

  1. Neila,

    Parabéns pela ideia de abrir um canal de discussão e para que saibamos o que ocorre nas reuniões do CONSUP.
    Analisando o calendário proposto, gostaria de fazer algumas considerações para avançarmos em direção a uma verdadeira democracia no CPII, um regime de trabalho igual para todos.
    Vamos lá:
    • Segundo a Portaria Nº 475/87 do MEC, no Art. 10 consta que “A carga horária didática a ser cumprida pelo docente de 1° e 2º graus terá como limite máximo 60% da carga horária do respectivo regime de trabalho...”
    Ou seja, um professor em regime de 40 horas e professor com DE, terá de cumprir NO MÁXIMO 24 tempos de aula.
    • As antigas unidades II e III são regidas pela Portaria N° 85/2010 do CPII que diz: “A carga horária mínima para docentes em regime de 40 horas semanais e de Dedicação Exclusiva é de 18 (dezoito) tempos, excetuando-se os professores cujas disciplinas possuem dois tempos semanais, aos quais serão atribuídos, no máximo, dezoito tempos (ou seja, nove turmas), sempre que o número de docentes do Departamento permitir”.
    • Nessa mesma Portaria são definidas as disciplinas que trabalham aos sábados (as de 18 tempos). No Ensino Fundamental são: Ciências, Geografia, História, Informática, Ed. Física no Sábado I e Artes Visuais, Desenho, Ciências Sociais, Informática, Ed. Física no Sábado II. No Ensino Médio: Biologia, Geografia, História, Ed. Física no Sábado I e Desenho, Sociologia, Física, Ed. Física no Sábado II.

    Lembro que a decisão de trabalhar alguns sábados por ano foi feita pelos professores das Unidades I, em assembleia, logo que mudamos para regime de 200 dias letivos.
    Houve um acordo de cavalheiros, já que não foi escrito, com a Direção do Colégio em que nos propusemos a trabalhar alguns sábados (se não me engano eram uns 6 sábados) com o intuito de iniciarmos o ano letivo mais tarde. Como os docentes das Unidades I já cumpriam a carga horária máxima durante a semana, não foi possível escrever esse acordo.
    As Unidades II e III não fizeram tal acordo porque as aulas de sábado já supriam os 200 dias letivos.
    É importante salientar que o acordo surgiu da demanda dos docentes em várias reuniões e culminou com uma assembleia que assim deliberou.
    A minha preocupação é que o novo calendário nos faça trabalhar mais de 8 sábados, o que muda completamente o acordo inicial. Não vejo isso como estarmos sendo tratados igualitariamente aos docentes dos Campi II e III. Eles continuarão trabalhando nos dia ímpares, pares e com uma equipe aos sábados. A nós, caberá excesso de tempos de aula por semana.
    Ao mudar o calendário criou-se um impasse administrativo. Não há como dizer aos professores que já cumpriram sua carga horária, que venham aos sábados.
    Como sugestão para resolvermos esse impasse, penso que teremos de ter uma assembleia dos docentes dos Campi I, para decidirmos sobre um novo acordo. Outra possibilidade que me ocorre, é termos uma equipe para trabalhar aos sábados. Uma equipe que trabalhe menos durante a semana, nos moldes dos Campi II e III.
    Qual sua posição diante dessas considerações?
    Espero que sejam úteis na próxima reunião para decisão do calendário.

    Como disse no início, espero que finalmente possamos caminhar no sentido de termos um Colégio Pedro II realmente mais democrático.

    Ana Cristina Barreto Leite – Campi Humaitá I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cristina,
      Importantes as questões que você levanta em relação a carga horária dos docentes no 1º segmento, sejamos ou não do departamento dos anos iniciais.
      Pretendíamos já ter concluído a discussão sobre o calendário letivo do 1º segmento na última reunião do Conselho, dia 18/2, mas a reitoria indicou, para nossa insatisfação, que o Colégio de dirigentes fará o novo calendário hoje, 22/2.
      Isso não implica que não possamos discutir como serão os horários, se houver um excesso de sábados. Espero que não haja! Havia estudos sobre o Calendário, elaborados pela Professora Elaine Barbosa, que não previam muitos sábados...
      Sou favorável a escolha nos campi I das atividades a serem realizadas nos sábados, o que pode ajudar na distribuição das equipes e diminuir a carga horária, sem prejudicar as atividades dos alunos.
      Vamos continuar conversando...


      Excluir