No dia 25 de junho, dia de paralisação dos servidores, aconteceu, de 11 até pouco depois de 13h, no Teatro Mário Lago, a 5ª Audiência Pública do Conselho Superior para discutir o Estatuto e a organização administrativa do Colégio (Título I, Capítulo III do Estatuto).
A audiência contou com a presença de um número significativo de servidores, tendo mais de 100 pessoas assinado a lista de presença. Vários conselheiros estiveram presentes.
Mais uma vez o GT Estatuto e Regimento coordenou a atividade, para a qual foram convidados os autores das propostas de emendas à estruturação das Pró-Reitorias: o GT/ADCPII e servidores de SCI. O Reitor também foi convidado, já que a Reitoria foi a autora da proposta de divisão em Pró-Reitorias vigente e defende sua manutenção. A Reitoria enviou resposta, através da secretaria do Consup, de que quem defende a modificação do Estatuto é que deve defender sua proposta. O Reitor não compareceu à Audiência nem se fez representar. (Das 6 audiências realizadas pelo Conselho só compareceu a uma.) Lamentável!
Após as apresentações do histórico das discussões sobre Estatuto desde 2013 (com o início da atuação do Conselho Superior no Colégio) e da pesquisa realizada pela Conselheira Elaine Barbosa sobre a organização dos 38 Institutos Federais (links abaixo), os proponentes de modificações apresentaram suas propostas .
Vários servidores avaliaram a organização administrativa do CPII, fazendo considerações sobre as prioridades na organização e levantando importantes questões como a importância das atividades de pesquisa e extensão (para todos os servidores). a necessidade de propostas de desenvolvimento humano na escola (para todos os segmentos), o equilíbrio na divisão entre gratificações para cargos docentes e técnico-administrativos, a manutenção das atividades que foram bem sucedidas.
Um servidor apresentou a proposta de realização de um plebiscito sobre o tema, o que será avaliado no Conselho Superior.
Ao final do debate, os componentes do GT lembraram a importância da revisão do Estatuto, à qual se seguirá a construção do Regimento. Informaram sobre a possibilidade de apresentação de emendas através dos conselheiros.
Histórico das discussões sobre Estatuto:
Pesquisa sobre estruturação em Pró-Reitorias:

Nenhum comentário:
Postar um comentário